BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 1817


No próximo dia 06 de março fazem dois séculos que uma grande rebelião contra o governo imperial foi iniciada em Recife. Tomado o poder local, os revoltosos constituíram um governo provisório, emancipando, assim, Pernambuco do governo português.
A Paraíba, cujos rebeldes já vinham conspirando, juntamente com os pernambucanos no Areópago de Itambé, também se emancipou, instalando seu governo provisório.  As tropas paraibanas se concentraram na capital e trataram de estender a rebelião ao Rio Grande do Norte.
Todavia, as forças imperiais cercaram o porto de Recife e, com ajuda de parte da população reacionária, difundiram um clima de terror e de expectativa de iminente derrota, estimulando os líderes da Paraíba à rendição. Renderam-se sob promessa de anistia que foi totalmente descumprida. Muitos pernambucanos e paraibanos foram presos. Cinco rebeldes paraibanos foram enforcados, esquartejados e tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais de grande circulação na capital.

NOSSA HOMENAGEM AOS MÁRTIRES PARAIBANOS DE 1817:


Amaro Gomes Coutinho, Antônio Pereira de Albuquerque, Francisco José da Silveira, José Peregrino de Carvalho e Inácio Leopoldo de Albuquerque Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário